quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Libraries

Ha tempo que penso em fazer um post sobre as bibliotecas publicas da regiao onde moro, mas tem me faltado tempo e disposicao para tal. Tenho trabalhado full time e tambem minhas aulas comecaram. Falta tempo ate pra fazer homework.
Enfim, o post eh para falar sobre as libraries. Confesso que fiquei impressionada com a qualidade das bibliotecas publicas daqui. Sao completas, com um acervo enorme de livros, CDs, DVDs, revistas e jornais. Vou falar especidicamente da library que frequento, que eh a Santa Clara County Library. Alem do acervo impressiosante, a biblioteca oferece acesso a internet, servico de impressao, ajuda de voluntarios para duvidas de homework e grupos de conversasao para quem esta aprendendo ingles como eu. E sabe quanto voce precisa pagar para ter acesso a tudo isso? Nada! Ta, sei que a populacao paga impostos para ter esse tipo de servico aqui. Mas no Brasil tambem pagamos e temos bibliotecas precarias. Uso como referencia minha cidade natal, Blumenau. As bibliotecas boas sao de universidades privadas. Entao a populacao nao tem acesso a tudo o que a instituicao oferece.
A boa pedida para as Au Pairs eh levar os kids para passar um tempo na library. Sempre levo meu kid para pegar alguns livros e DVDs. Aproveito e escolho alguns DVDs pra mim. Nunca assisti tantos filmes como estou assistindo aqui.
Ah, e o mais importante: o povo aqui prestigia o lugar. Voce pode ir em qualquer horario e em qualquer dia da semana, a biblioteca esta sempre cheia!

3 comentários:

  1. A biblioteca só pode estar sempre cheia mesmo! Que sonho... O jeito é se conformar de que há algum "motivo maior" para que a gente tenha nascido num país de 3º mundo (isso que ainda o Brasil é um emergente)! Beijos Nati! Torço muito por ti!

    ResponderExcluir
  2. Oie Natalia
    Primeira vez aki!
    Nossa a biblioteca aki parece ser perfeita...
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Detalhe: Aqui a carga tributária é quase o TRIPLO da carga americana.

    Mas uns países financiam bibliotecas, outros o bolsa-família, fazer o quê?

    E acredito que o acervo aí deva ser impressionante mesmo! Aqui, usando a FURB como exemplo, o acervo depende dos pedidos de alunos e professores. Aqui o desconhecimento sobre obras populares aí é gigantesco, e ainda temos o problema do nosso mercado editorial que é uma palhaçada que só se volta à moda e à auto-ajuda. Mas também, num país onde ninguém lê nada, quem precisa de livros?

    Falando em livros, existe uma página de relacionamentos na Internet que, digamos, "une" as pessoas pelos livros que lêem ou pretendem ler. O meu perfil lá é www.shelfari.com/klauss
    Note que o acervo em português é minúsculo, já que são os próprios usuários que editam os livros.. E como os usuários brasileiros não devem passar de algumas centenas, isso se é que passam dos 100, está explicado o porquê disto.

    Beijo, Natália!

    ResponderExcluir